Informações sobre a 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona Estadual de Sta Cruz do Sul

Chegando a 2ª Copa Cultural Lifasc
18 de junho de 2021
Listas Oficiais de Inscritos da 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona de SCS
17 de setembro de 2021
Exibir tudo

Informações sobre a 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona Estadual de Sta Cruz do Sul

Em 11 anos de gestão de eventos esportivos na Gazeta Grupo de Comunicações e indo para a 14ª edição da Rústica e 3ª edição da Meia Maratona, iremos executar um dos maiores desafios de nossa região, dentro de uma pandemia, que recua a cada dia mais, e com segurança aos atletas, que a vacina esta trazendo. Estamos nos preparando para receber mais de 534 atletas de várias cidades de nossa região, estado e do Brasil e entrevistamos o gestor de eventos esportivos da Gazeta, Alexandre Cruxen, para falar da 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona Estadual de Sta Cruz do Sul.

Expectativa do evento sob novos protocolos?

Após 18 meses, o maior evento de corridas do vale do Taquari e Rio Pardo, volta com uma enorme expectativa em sua realização. Traçar novos protocolos, obedecer as regras e montar um evento deste tamanho é um desafio enorme. Tivemos um teste no Estação Gazeta (junho/julho) onde fomos bem mais rígidos em nossos protocolos e tivemos uma resposta exemplar de todos os atletas. Esta edição teremos 30 pessoas do staff da Gazeta, 18 pessoas do staff do Grupo de Escoteiros Santa Cruz, 20 pessoas de uma empresa contratada para distribuição de aguas nos pontos de hidratação, fiscais de trânsito e efetivo do 7º BIB, agregando um número significativo de pessoas para dar suporte aos atletas no dia do evento.

O evento terá novamente protocolos sanitários de segurança?

Sim. Como estamos em uma percentagem significativa em relação ao número de imunizados (1ª dose) em nosso estado, isso trouxe esperança e um tipo de segurança ao atleta a realizar sua inscrição. Mesmo assim, já divulgamos e estamos reforçando ao atleta os protocolos, que irão ajudar com certeza no êxito do evento.

Este ano, a retirada do kit atleta acontece somente na data anterior a prova, por que?

Tentamos nos espelhar em eventos de médio a grande porte, onde hoje a Rústica e Meia Maratona de Santa Cruz chegou. Em todas estas provas, a entrega do Kit Atleta acontece antecipadamente. Aqui, os kits que possuem (dependendo da prova) sacolinha, camiseta, máscara, número de peito, joaninhas, chip eletrônico e medalha de participação, acontecem somente no dia 25/09 – sábado – das 09:00 às 12:00 hrs e das 13:30 às 17:00 hrs no Radson Estação, Rua Ramiro Barcelos 1.401. A entrega acontece um dia antes, para a conferencia do atleta em seu nome, categoria e prova; se existir algum erro, podemos altera-lo ali mesmo. No dia do evento, teremos o staff todo voltado a largada, organização das “baias” com os atletas em suas provas e demais suporte ao atleta.  Se o atleta for de fora, temos um documento de autorização no site, para realizar o download e um terceiro, identificado, pode fazer a retirada do kit atleta.

Quais serão então, os protocolos da 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona?

Quanto ao aquecimento, alongamento e largada: os atletas devem se apresentar no máximo com 1 hora e no mínimo 30 min para poder identificar sua “baia” de largada, conferir trajeto e tirar dúvidas. Teremos em locais específicos álcool gel para desinfecção das mãos e até a largada, o “uso da mascará é obrigatória”. As largadas acontecem a partir das 7 horas, com a prova de 20,5 Km (3ª Meia Maratona) – 7:02 com a prova de 10 Km – 7:04 com a prova de 5 Km e as 7:06 com a prova de 3 Km (todas essas da 14ª Rústica). A largada da prova dos Menores acontece as 9:00 hrs com 2,4 Km e as 9:03 com 1,6 Km.

Teremos carro madrinha para as provas de 20,5 Km, 10 Km e 5 Km; uma ambulância seguirá o último atleta nessas provas também e o balizamento dos cruzamentos ficará sob responsabilidade do 7º BIB. No carro madrinha da 3ª Meia Maratona teremos uma pessoa do staff. Nas principais esquinas de mudança de trajeto, teremos sinalizadores do Grupo de Escoteiros Santa Cruz. Para Meia Maratona, no retorno do Distrito Industrial, teremos repositores energéticos e a cada 2 km um ponto de hidratação, com staff orientado a “não alcançar” os copos de água, ou seja, o próprio atleta deve pegar seu copo. Após a prova, faremos o recolhimento dos copos descartáveis.

Para a Rústica, teremos um ponto de hidratação no Km 3 (perto do Ginásio Poliesportivo na Cel. Jost) e na passagem dos 10 Km (no QG central). Teremos água também no QG central, assim como distribuição controlada pelo staff de biscoitos da Germani Alimentos. A Clínica de Fisioterapia Previna irá trabalhar no recovery dos atletas após as provas e/ou em algum caso de lesão; a Matéria Prima com distribuição de repositores energéticos. Teremos no QG central a ambulância da Unimed VTRP, para suporte aos atletas na chegada. Teremos 2 banheiros (1 masc. e 1 fem.) no Parque da Oktoberfest e 2 banheiros químicos masc. e 2 fem. distribuídos no QG central do evento. Teremos sonorização do evento, participação do DJ Dru, da comunicadora Aline Silva e do narrador esportivo e gerente das rádios Leandro Siqueira. Teremos uma empresa especializada em fotos esportivas, que irá disponibilizar o site para adquirir as fotos. Todo atleta estará coberto com um seguro especial, durante a sua prova. O controle do tempo com chips eletrônico será da Martelli Assessoria.

Como será a premiação, dentro dos novos protocolos?

Na categoria Geral, os troféus estarão envoltos em papel plástico e serão disponibilizados em uma mesa, ao lado do pódium. O atleta chamado se dirige a mesa, pega seu troféu da sua classificação e sobe ao pódium para fotos. Nas medalhas das categorias, as medalhas estarão ensacadas individualmente e o será o mesmo princípio dos troféus, o atleta é chamado, se dirige a caixa de medalhas da sua classificação, pega e vai ao pódium para as fotos. Teremos pessoas do staff para dar suporte, usando luvas e máscaras.

Devo usar a máscara durante a prova?

Não. O uso da máscara será obrigatório na largada da sua prova e, depois, quando chegar, após a sua hidratação e na espera do cerimonial de premiação.

Esta edição está batendo o recorde de participantes?

Por incrível que pareça, sim! Mesmo com todo o acontecimento pandemico de 2020/21, estamos batendo nosso recorde de inscritos, que somam em nossa última leitura:

20,5 Km – 191 atletas

10 Km – 87 atletas

05 Km – 116 atletas

03 Km – 82 atletas

1,6 Km – 27 atletas

2,4 Km – 31 atletas

Mais informações a repassar aos atletas?

Solicitar aos atletas a maior compreensão e paciência, pois estamos retomando os eventos esportivos presenciais e isso requer planejamento e executar os protocolos divulgados. Os atletas devem se manter sempre do lado direito da pista e um bom trajeto da 3ª Meia Maratona, os atletas podem usar a ciclovia do Arroio Grande. Lembrar que o único staff autorizado a “sinalizar” a direção da prova serão os escoteiros e não preocupar-se em jogar no chão os copinhos plásticos, pois teremos um staff somente para o recolhimento deste descarte. O descarte dos copos e demais materiais no QG, devem ser feitos em latões de lixo espalhados pelo QG. Retirada do Kit Atleta, somente no dia 25/09 e desejar uma boa prova a todos atletas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.